RSS

Iogurte Baratinho de Vilma Cacciaguerra

Ingredientes:

Iogurte Baratinho - (receita de Vilma Cacciaguerra)

Pessoal, estou dividindo com vcs uma receita de
iogurte inédita. Espero que vcs gostem!


10 colheres (sopa) bem cheias de leite em pó integral de boa qualidade;
10 colheres (sopa) bem cheias de maisena;
02 colheres (sopa) de iogurte natural;
02 envelopes de refresco diet de sabor a sua escolha, pode ser morango;
açúcar suficiente (2 xícaras ou a seu gosto)
água suficiente.

Preparo:

Bata o leite em pó no liquidificador com água suficiente para as faquinhas conseguirem mover.
Vá adicionando água o suficiente para formar
um litro de leite.
Aqueça de modo que fique morno (não pode ficar quente para não matar os lactobacilos; teste com um dedo, a temperatura deve ficar confortável).
Adicione o iogurte, mexa, tampe o recipiente e deixe no forno por cerca de 12 horas.
No dia seguinte, misture a maisena com 1 litro de água e cozinhe até ficar uma pasta grossa e leitosa.
Junte um pouco de água, de modo a completar um litro e meio de creme e deixe esfriar, mexendo de vez em quando para não endurecer.
Misture o creme com o iogurte, misture com o pó para refresco, adicione açúcar a gosto, mexa bem e vá batendo o iogurte no liquidificador aos poucos.
Leve a gelar.
Depois de gelado, bata novamente no liquidificador.
Sirva bem gelado.
Se gostar mais ralo, é só adicionar mais
água.
Não se assuste com a quantidade de água.
O iogurte em si tem o sabor muito forte, e a
maioria das marcas industrializadas contém mais de 60% de água, e são acrescidos de espessantes para ficarem com a consistência de iogurte.

Dica da Beth:

Com as polpas eu faço assim: para 2 xícaras de
fruta picada eu coloco 1 de açúcar e suco de meio limão grande. Levo ao fogo até ferver e dar uma engrossada. Deixo esfriar e misturo depois do iogurte pronto, já batido no liquidificador.
Só que quando eu coloco a polpa, eu diminuo a
quantidade de açúcar, mas como você usa doçante
não haverá problema.
Já fiz de pêra, manga, abacaxi, pêssego, mas o de morango é imbatível.

O meu marido só gosta daquele com laranja, cenoura e mel, sabe qual é? Aí eu resolvi fazer um teste e deu muito certo.
Fiz assim: preparei o iogurte normalmente, com menos açúcar e sem o sabor, lógico.
Depois coloquei numa panela 3 colheres cheias de mel, meia cenoura pequena ralada no ralo fino, o mais fino que puder, e o suco coado de 3 laranjas.
Levei ao fogo até ferver bem e reduzir. Coloquei num pirex e deixei esfriar.
Como era um teste e eu não tinhas as medidas exatas, fui colocando o iogurte às colheradas no pirex e mexendo até chegar no sabor ideal.
Meu marido disse que ficou melhor do que o comprado pronto, mas acho que ele quis fazer uma média. Rárárá.
Mas ficou bem gostoso mesmo.

Na semana passada tinha um pouco de iogurte de morango rolando na geladeira e resolvi congelar pra fazer outro teste. Tirei do freezer, piquei, bati no liquidificador e
coloquei num copo alto com um pouco de calda de
morango. Virou um frozen iogurte MUITO BOM.
Logo que você bate fica parecendo um pó, mas em 2 minutinhos já fica bem cremoso. Fica a dica pra fazer quando tiver sobras.
Espero que vocês gostem das sugestões.

Pra colocar polpa no iogurte eu faço assim: coloco numa panela 2 xícaras de frutas frescas picadas, 1 xícara de açúcar e o suco de meio limão grande. Levo ao fogo e deixo ferver até dar uma engrossada. Espero esfriar e misturo no iogurte pronto.

Suhh! posso diser que está testada e aprovada, o iogurte é maravilhoso, rende cerca de 3 litros, e fica muito grosso, com a vantagem de fazer para comer ou beber. A Vilma só acrescentou os sabores do envelope, as demais são de pessoas que fizeram, são testadas e me repassaram.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS